A Faculdade CINDER, com sede na Rua João Paulo II, nº 227, Centro, Lajedo, PE, CEP: 55.385-000, é mantida pela FACULDADE CINDER LTDA que é uma entidade de caráter Educacional, pessoa jurídica de direito privado, organizada na forma de sociedade civil, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 51.635.948/0001-54, com sede na Rua João Paulo II, 216, Centro, Lajedo, PE, CEP: 55.385-000, constituída legalmente por contrato social devidamente registrado na Junta Comercial do Estado do Pernambuco.
A Faculdade CINDER é uma Instituição de Ensino Superior que busca credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC) para oferecer cursos de Graduação e Pós-graduação na modalidade presencial, visando contribuir para a educação e desenvolvimento social e cultural da região nordeste, funcionando na cidade de Lajedo, no estado do Pernambuco, com toda a infraestrutura necessária e um corpo docente qualificado.
A responsabilidade social da Faculdade CINDER será prioridade e considerada como contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
A Faculdade ciente da missão que possui como IES no sentido de colaborar para a expansão do acesso à educação de qualidade e com a evolução do conhecimento humano promovendo a busca, o desenvolvimento, a disseminação e a cooperação intelectual como indutores de transformações sociais alinhadas a valores universais de justiça, liberdade, dignidade humana e respeito ao meio ambiente, propõe a criação do Curso Licenciatura em Pedagogia e dos Cursos Bacharelado em Direito e Bacharelado Psicologia, na modalidade presencial.
A história da CINDER teve início com o Colégio CINDER, estabelecido em Lajedo-PE em 1991 por Graciara das Neves Laureano, atual gestora. Começando com apenas nove crianças na educação infantil, a instituição expandiu gradativamente suas ofertas educacionais. Atualmente, a escola atende aproximadamente 1.100 estudantes de Lajedo e cidades vizinhas, abrangendo da educação infantil ao ensino médio, com o lema “Construindo valores, formando cidadãos”.
O nome da instituição remete à sua origem, inspirada na paixão da fundadora pelo conto de Cinderela, que a levou a criar uma escolinha em sua comunidade na infância. Apesar das dificuldades financeiras, ela persistiu na construção de uma escola particular, convicta do poder transformador da educação. O acrônimo CINDER, que reflete a filosofia da escola, deriva de seus três pilares educacionais: Construir Intelectualidade (CI), Nutrir de Deus (ND) e Efetivar Resultados (ER). Esses princípios enfatizam o desenvolvimento intelectual alinhado aos valores cristãos e a busca por resultados que transcendem o acadêmico, promovendo habilidades para uma vida plena e significativa.
Diante da demanda local e das dificuldades de acesso ao ensino superior presencial, a mantenedora do Colégio CINDER decidiu expandir sua atuação para o ensino superior. Considerando que os residentes e das cidades vizinhas precisam viajar pelo menos 40 quilômetros para acessar a graduação, muitas vezes abandonando os estudos devido ao desafio do deslocamento, a faculdade será instalada em novo prédio, separado das dependências do Colégio CINDER, que irá funcionar nos turnos manhã, tarde e da noite. Essa iniciativa visa prover formação superior específica e acessível, facilitando a profissionalização em áreas de relevância.